O Pastor Branco Suíço é uma raça nova reconhecida pela F.C.I. desde Dezembro de 2002. Esta magnifica raça provém do Pastor Alemão, a qual existia em várias cores incluindo a branca. A partir dos anos trinta os Alemães começaram a rejeitar os exemplares de cor branca por preconceito relacionado com a associação (erradamente) desta cor ao albinismo. Aliás, como hoje é sabido, a cor branca sempre fez parte da raça do Pastor Alemão, além de estar na sua origem.
 

Devido à rejeição da cor branca por parte da «Verein fur Deutsche Schaferhunde» ( sociedade para a defesa dos Pastores Alemães), os Americanos e Canadianos, que ainda hoje o chamam de Pastor Alemão Branco, decidiram seleccionar estes exemplares e dar continuidade à sua procriação, o que foi mais tarde seguido por alguns países Europeus como Suíça, França, Bélgica e Holanda. Hoje esta raça chama-se Pastor Branco Suíço, devido ao orgulho dos Alemães que nunca quis aceitar a cor branca para o Pastor Alemão e por ter sido a Suíça o Primeiro Pais Europeu a registar a raça, e que mais trabalhou em prol dela. A FCI, após várias pressões por parte dos clubes já existentes desta raça, acabou por oficializar o PASTOR BRANCO SUÍÇO como raça própria. É também de salientar que não houve qualquer cruzamento com outras raças de cães. Se hoje o estalão do Pastor Branco Suíço difere do do Pastor Alemão, foi devido a décadas de cruzas somente entre exemplares brancos, o que deu origem a uma linhagem distinta.
 

Hoje em dia, esta raça conseguiu alcançar um grande sucesso pela Europa (onde a procura é maior que a oferta, com listas de espera de mais de 1 ano), tal como pelo resto do mundo devido às suas qualidades: beleza, carácter, inteligência. Trata-se de um excelente cão de companhia, com grande aptidão para o trabalho, já utilizado como «cão guia» para cegos e deficientes, «cão de resgate», «cão policia», como também no desporto com bons resultados no RCI, Agility e Mondioring.
 

É um cão muito fácil de ensinar, que adora crianças, e que é extremamente dedicado ao seu dono.
 

O Pastor Branco Suíço nas exposições

O Pastor Branco Suiço sendo uma raça nova desde de 26/11/2002 é considerada como raça de sucesso por toda a Europa aparecendo já em todos os eventos internacionais do F.C.I.

Em relação as monográficas só existem quando existem os clubes da raça, ou seja em Portugal como ainda não temos o clube da raça não temos monográficas.

Nos por cá tendo já em casa alguns campeões nacionais teremos que em breve seguir por novos caminhos pela Europa fora na tentativa de alcançar outros prémios!! Sabemos de antemão que não será fácil mas isto não se resume simplesmente aos títulos mas também as oportunidades de conhecer novos lugares e outros criadores com os seus Pastores, com o quais aproveitamos sempre para aprender mais sobre a raça, e com os quais criamos muitas vezes boas e duradouras amizades!